BLOG

Pesquisa mostra que o Zika é capaz de destruir células neuronais humanas!

03 de Março de 2016

Muitas evidências têm indicado a relação entre a microcefalia e o Zika vírus (ZIKV), mas até o momento cientistas não “bateram o martelo” responsabilizando o Zika pelo surto de recém-nascidos com má-formação cerebral. Agora, pesquisadores brasileiros publicaram um trabalho mostrando que o ZIKV possui capacidade para matar células neuronais humanas!

Os pesquisadores fizeram experimentos utilizando células-tronco humanas pluripotentes induzidas, e as induziram, através de métodos especiais, a se diferenciarem em células-tronco neuronais e formarem neurosferas e organóides cerebrais.

“Células-tronco? Neurosferas? Organóides cerebrais? Não entendi nada!” Então o Jubilut desenha pra você! ;)

células-tronco_neuroesferas_organoides-celulares

Fonte: Biologia Total

Os cientistas infectaram as células-tronco neuronais com o ZIKV e as compararam com células não infectadas durante diferentes etapas de desenvolvimento – simulando diferentes períodos da gestação. E os resultados indicaram que o vírus da Zika ataca as células do cérebro humano, reduzindo sua viabilidade, afeta a formação de neurosferas e o crescimento de organoides cerebrais – mais algumas fortes evidências de que o Zika vírus deve ser o principal responsável pelo surto de microcefalia.

zika_células_neuronais

Resumo dos efeitos do ZIKV nas células-tronco neuronais humanas, formação de neurosferas e crescimento de organoides celulares. Fonte: Modificado de PeerJ.

Vale lembrar que, ainda assim, mais estudos são necessários para ter certeza da relação, já que neste trabalho os experimentos foram realizados somente in vitro, e nem sempre os efeitos ocorrem da mesma forma em organismos vivos. Além disso, os pesquisadores estão testando o efeito de outros vírus em células neuronais para verificar se a toxicidade neuronal é exclusiva do Zika ou é comum entre vírus.

Fonte: PeerJ


 

JubiAlunos e JubiAlunas, fiquem ligados! Este assunto está constantemente presente nas mídias – o que aumenta sua chance de ser cobrado nos vestibulares! Além disso, nos últimos anos houve diversas questões sobre células-tronco nas provas de biologia do ENEM e outros vestibulares

Veja abaixo uma questão que caiu na prova de Biologia do ENEM!

O estudo do comportamento dos neurônios ao longo de nossa vida pode aumentar a possibilidade de cura do autismo, uma doença genética. A ilustração do experimento mostra a criação de neurônios normais a partir de células da pele de pacientes com autismo:

Analisando-se o experimento, a diferenciação de células-tronco em neurônios ocorre estimulada pela

a) extração e utilização de células da pele de um indivíduo portador da doença.

b) regressão das células epiteliais a células-tronco em um meio de cultura apropriado.

c) atividade genética natural do neurônio autista num meio de cultura semelhante ao cérebro.

d) aplicação de um fator de crescimento (hormônio IGF1) e do antibiótico Gentamicina no meio de cultura.

e) criação de um meio de cultura de células que imita o cérebro pela utilização de vitaminas e sais minerais.

Resposta: alternativa e. A diferenciação das células-tronco em neurônios é estimulada em um meio de cultura que imita o cérebro, além de conter vitaminas e sais minerais. 

 




Confira também

  • Haddad x Bolsonaro: como defendem os temas relacionados à ciência?

    LEIA MAIS
  • Porque você não deve compartilhar fake news

    LEIA MAIS
  • Vai ter eclipse e lua de sangue e isso não é o apocalipse!

    LEIA MAIS
  • Cientistas descobrem uma molécula que impede a metástase

    LEIA MAIS
Total time: 299.00 ms (SQL time: 0.03 ms, overhead time: 87.32 ms), SQL(s): 15 (install mode) GZIPED
INVALID HTML
CFP_HTMLTOOLS: Missing type in SCRIPT tag
CFP_HTMLTOOLS: Missing type in SCRIPT tag
CFP_HTMLTOOLS: Missing type in SCRIPT tag
CFP_HTMLTOOLS: Missing ALT in img tag: img height="1" width="1" style="display:none" src="https://www.facebook.com/tr?id=254341104760439&ev=PageView&noscript=1"
CFP_HTMLTOOLS: Missing type in SCRIPT tag
CFP_HTMLTOOLS: /head came when /link was expected
CFP_HTMLTOOLS: End of file reached while waiting 9 end tags:Array ( [0] => html [1] => head [2] => meta [3] => link [4] => link [5] => link [6] => link [7] => link [8] => link )