BLOG

Sustentabilidade: entendendo o conceito em 7 tópicos

24 de Setembro de 2018

Se você acompanhou as notícias dos últimos meses, com certeza deve ter ouvido falar em DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL, certo? Preparamos um texto para que você entenda tudo de sustentabilidade em apenas 7 tópicos! O que é, qual a sua importância, como alcançá-lo e como aplicar a sustentabilidade em nosso cotidiano. 

A população mundial não para de crescer! Junto com ela, cresce também o nosso poder aquisitivo. Estima-se que até 2020, 117 milhões de brasileiros façam parte da nova classe média do País. Isso significa um aumento no consumo de carros, imóveis e outros bens de consumo. Que o consumo fortalece a nossa economia, todos sabem, não é mesmo?! Mas o que a economia e o aumento da população tem a ver com a sustentabilidade que tanto ouvimos falar?

Para responder a essa pergunta, é imprescindível ter em mente o que significa esse conceito tão difundido nos dias atuais. E bem, isso não é tão simples quanto parece...

1) O que é sustentabilidade

Se procurarmos no dicionário, sustentabilidade é a característica ou condição do que é sustentável. Maaas, essa explicação não nos ajuda muito. Concorda? Para ser mais claro, sustentabilidade pode ser entendida como toda ação que busca manter as condições que sustentam todos os seres vivos, o nosso Planeta, a vida, atendendo as necessidades da nossa geração e da geração que está por vir. Além de manter o que já existe, para que haja sustentabilidade é importante que todos os recursos sejam preservados e, se possível, seja promovida a capacidade de regeneração dos mesmos. Em uma frase simples, a sustentabilidade representa a justiça em relação às futuras gerações!

Mas Jubilut... Como assim? Se temos dificuldades em manter nossos recursos naturais, como promover a regeneração deles para que eles estejam disponíveis para as próximas gerações? Isso seria possível?

Possível é! Cabe saber se estamos dispostos a tornar tudo isso possível. Estamos?

2) Quando surgiu esse papo de sustentabilidade?

O termo surgiu na década de 80 na Comissão Mundial sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, criada pelo ONU (Organização das Nações Unidas). Foi proposto nessa comissão que o desenvolvimento econômico mundial fosse integrado à questão ambiental, estabelecendo um desenvolvimento sustentável (algo que viemos buscando desde então).

3) O que é desenvolvimento sustentável?

O desenvolvimento sustentável busca a melhoria da qualidade de vida de todos os habitantes do mundo, sem aumentar o uso de recursos naturais (utilizando apenas o que a Terra é capaz de produzir e renovar). Isso significa que podemos utilizar os recursos naturais, desde que isso seja feito com respeito ao próximo e ao meio ambiente.

Para que haja desenvolvimento sustentável, é fundamental que busquemos integrar 3 ações: crescimento e equidade econômica; conservação dos recursos naturais e do meio ambiente e desenvolvimento social. Ou seja, não esgotar os recursos naturais, aliando o crescimento econômico e a preservação da natureza. 

4) Por que precisamos alcançar um desenvolvimento sustentável?

Se você acompanha o panorama de preservação dos recursos naturais mundiais, deve saber que não estamos sendo sustentáveis como deveríamos. No Brasil, por exemplo, o desmatamento é uma questão preocupante, principalmente em áreas da Amazônia. Desde o ano 2000, o Brasil diminuiu cerca de 20% das áreas de manguezais, reduziu 13% das planícies alagadas do Pantanal, e cerca de 66 mil km² de Cerrado desapareceram.

Talvez você não saiba, mas temos mais bois do que habitantes em nosso País. Esses bois precisam ficar em algum lugar, e por isso a pecuária é a maior responsável pelo desmatamento no Brasil. Hoje, a atividade é responsável por 80% do desmatamento! Uma proporção enorme, não acham? Enorme e nada sustentável!

Para que a biodiversidade dos nossos biomas seja mantida/ regenerada, é necessário a implantação e implementação urgente de políticas públicas ambientais para a conservação de nossos ecossistemas. É importante destacar também que precisamos fazer a nossa parte!

5) O que é o consumo sustentável?

A busca incondicional pelo crescimento e a vontade incessante de ter sempre o melhor e o mais moderno, fez com que a gente se colocasse (a gente, seres humanos) no centro do universo, nos remetendo a um conceito bem antigo na história: o antropocentrismo. E se você se lembra das aulas de história, deve saber que onde há antropocentrismo, não há sustentabilidade.

“Mas Jubilut... Eu preciso viver, preciso consumir, preciso comprar as coisas necessária à minha sobrevivência!” Sim! Você precisa e eu também preciso. Não estamos falando de deixar de consumir algo. Estamos falando de consumo consciente.

O consumo sustentável envolve a escolha de produtos que utilizaram menos recursos naturais para serem produzidos, garantiram um emprego decente aos que trabalharam na sua produção, e que serão facilmente reciclados ou reaproveitados. Isso abrange também a ideia de só comprar o que é realmente necessário e estender a vida útil dos produtos o máximo possível. O consumo sustentável é construído a partir de escolhas conscientes e responsáveis, sabendo de todas as consequências sociais e ambientais que um consumismo excessivo pode trazer.

6) Qual a importância dos 3 R’s?

O conceito dos 3 R’s determina a redução, reuse e reciclagem de materiais para evitar o desperdício e promover a economia dos recursos ambientais e da energia. Sugerimos ainda a inclusão de mais um R, o de Recusar. Recusar o quê? Sacolas de supermercados, por exemplo. Recusando sacolas de supermercado, você reduz o seu consumo de plástico e reusa aquela sacola retornável que está guardada no seu armário!

Os 3 R’s têm uma implicação gigante na gestão dos resíduos sólidos (lixo) que muitas vezes não possuem nem mesmo um destino apropriado. Além disso, eles ajudam a poupar a natureza da extração de recursos, contribuindo com um desenvolvimento sustentável.

Nós podemos prejudicar as próximas gerações com as atitudes que temos hoje? Sim, e assim o fazemos diariamente! É fundamental que a gente construa soluções economicamente viáveis, com o objetivo de reduzir o consumo de recursos naturais, deter a poluição e conservar os habitats naturais. Mas para que isso aconteça, as pessoas devem estar empregadas, ter alimentos em sua mesa, educação, energia, serviços de saúde, água e saneamento de qualidade. Só dessa forma é possível garantir a preservação e regeneração dos nossos recursos naturais, sociais e culturais também.

7) Jubilut, mas como eu posso contribuir com a sustentabilidade em 10 atitudes?

Gaste menos água, utilize sacolas retornáveis, dê o destino correto ao óleo de cozinha, não desperdice alimentos, separe e recicle seu lixo, apague as luzes, seja menos consumista e doe, reduza o consumo de papel, utilize menos descartáveis, sorria!

Repasse as informações que você tem para o máximo de pessoas. Utilizar as redes sociais é uma ótima ferramenta para propagar conteúdos relevantes, e alcançar um número satisfatório de pessoas. Conhecimento e sensibilidade com a causa nunca serão demais e ajudarão a melhorar o mundo!

O Prof. Jubilut preparou um AULÃO completo sobre os Aspectos Biológicos do Desenvolvimento Sustentável. Quer conferir ele na íntegra? Vem com a gente:

Fonte: UFSM, MMA.


 

Resposta: alternativa d. O esquema proposto na alternativa [D] é adequado ao modelo de desenvolvimento sustentável porque propõe a reciclagem do lixo orgânico e dos resíduos inorgânicos, além da redução da poluição e do lixo produzidos pelas cidades. 




Confira também

  • Haddad x Bolsonaro: como defendem os temas relacionados à ciência?

    LEIA MAIS
  • Porque você não deve compartilhar fake news

    LEIA MAIS
  • Vai ter eclipse e lua de sangue e isso não é o apocalipse!

    LEIA MAIS
  • Cientistas descobrem uma molécula que impede a metástase

    LEIA MAIS
Total time: 470.43 ms (SQL time: 0.04 ms, overhead time: 102.25 ms), SQL(s): 15 (install mode) GZIPED
INVALID HTML
CFP_HTMLTOOLS: Missing type in SCRIPT tag
CFP_HTMLTOOLS: Missing type in SCRIPT tag
CFP_HTMLTOOLS: Missing type in SCRIPT tag
CFP_HTMLTOOLS: Missing ALT in img tag: img height="1" width="1" style="display:none" src="https://www.facebook.com/tr?id=254341104760439&ev=PageView&noscript=1"
CFP_HTMLTOOLS: Missing type in SCRIPT tag
CFP_HTMLTOOLS: /head came when /link was expected
CFP_HTMLTOOLS: End of file reached while waiting 9 end tags:Array ( [0] => html [1] => head [2] => meta [3] => link [4] => link [5] => link [6] => link [7] => link [8] => link )