BLOG

Robôs criaram órgãos humanos a partir de células-tronco

23 de Maio de 2018

Pense em uma tarefa difícil e cansativa de ser realizada, por conta de pequenos detalhes. Pensou? Agora imagine que tem quem a realize pra você de maneira impecável. O “quem” seriam robôs automatizados! Pela 1ª vez, eles conseguiram desenvolver mini órgãos humanos, que podem ser utilizados em pesquisas biomédicas fundamentais para a descoberta de novos medicamentos e cura de doenças.

Pesquisadores da Escola de Medicina da Universidade de Washington, nos Estados Unidos, desenvolveram um sistema automatizado que faz com que robôs produzam pequenos órgãos humanos, a partir de células-tronco. Parece loucura, nós sabemos, mas a descoberta é real e promete ser uma arma secreta da ciência, na luta contra diversas doenças sem cura. Os mini órgãos são também conhecidos como organoides, e são pequenas estruturas tridimensionais e complexas que se assemelham a órgãos convencionais e podem se comportar de maneira semelhante a eles. Os mini órgãos são ideais para a realização de diversas pesquisas ligadas à saúde. O seu maior problema é em relação à produção deles em larga escala, já que ela demanda bastante tempo e dedicação por parte dos pesquisadores.

Para criar os mini órgãos, os pesquisadores contaram com o auxílio de robôs automatizados e precisos na execução de suas tarefas. Os robôs são capazes de realizar o mesmo trabalho que os pesquisadores demorariam cerca 1 dia inteiro, em apenas 20 minutos. Além disso um robô não fica cansado, é preciso e não comete erros, fazendo com que os mini órgãos fossem produzidos em larga escala, em um curto espaço de tempo. A intenção dos pesquisadores era criar mini órgãos semelhantes aos nossos rins, e neles testar diversos tipos de medicamentos diferentes. Com esses experimentos, os cientistas buscaram entender melhor a doença renal policística, um distúrbio hereditário que faz com que grupos de cistos passem a crescer e se desenvolver nos rins.

No experimento, os pesquisadores utilizaram células-tronco pluripotentes, versáteis e capazes de se transformar em muitos tipos de células diferentes, incluindo nas células renais. Os robôs introduziram células-tronco em pequenas placas que continham 384 poços em miniatura, cada uma, com líquidos com propiciavam o desenvolvimento da célula. Além da execução da complexa tarefa, difícil de ser executada por humanos, os robôs vigiaram as células-tronco ao longo de 21 dias, e à medida que elas cresceram, eles as induziram a formarem os mini órgãos renais. Com uma velocidade e precisão impressionantes, os robôs criaram milhares de mini órgãos dos rins!

Na imagem, a foto de uma placa de poços com mini órgãos renais, criados por robôs, a partir do desenvolvimento de células-tronco. A 1ª imagem (esquerda /cima) mostra a placa no geral, enquanto que a 4ª (direita/baixo), mostra o zoom de um mini órgão renal. Créditos: UW Medicine.

Depois que os mini órgãos estavam formados, a equipe de pesquisadores fez com que mutações capazes de causar a doença renal policística, crescessem nesses órgãos, para poder testar diferentes tipos de drogas neles. Eles descobriram um composto capaz de aumentar o número e o tamanho dos cistos renais, e que este estava relacionado com o bloqueio de uma proteína, a miosina, responsável pelo processo de contração muscular. A descoberta foi de grande importância para entender a doença, já que os pesquisadores não sabiam da relação da miosina com a condição clínica investigada, e puderam concluir que o mau funcionamento da miosina pode levar à formação de cistos nos rins.

A partir da produção de mini órgãos em grande quantidade, os pesquisadores serão capazes de realizar e ver as mudanças que certas drogas provocam em nosso organismo, em um curto espaço de tempo, otimizando a busca por novos medicamentos e a cura de diversas doenças.

Fonte: Cell Stem Cell




Confira também

  • Pesquisadores desenvolvem córnea artificial que poderá ser utilizada em transplantes

    LEIA MAIS
  • Super-humanos: seria essa a geração do futuro?

    LEIA MAIS
  • Pesquisadores criam híbrido de humanos com ovelhas

    LEIA MAIS
  • Vacina de células-tronco foi capaz de deter o câncer

    LEIA MAIS
Total time: 1,153.68 ms (SQL time: 0.04 ms, overhead time: 166.00 ms), SQL(s): 15 (install mode) GZIPED
INVALID HTML
CFP_HTMLTOOLS: Missing type in SCRIPT tag
CFP_HTMLTOOLS: Missing type in SCRIPT tag
CFP_HTMLTOOLS: Missing type in SCRIPT tag
CFP_HTMLTOOLS: Missing ALT in img tag: img height="1" width="1" style="display:none" src="https://www.facebook.com/tr?id=254341104760439&ev=PageView&noscript=1"
CFP_HTMLTOOLS: Missing type in SCRIPT tag
CFP_HTMLTOOLS: /head came when /link was expected
CFP_HTMLTOOLS: End of file reached while waiting 9 end tags:Array ( [0] => html [1] => head [2] => meta [3] => link [4] => link [5] => link [6] => link [7] => link [8] => link )