BLOG

Por que os refrigerantes à base de cola e guaraná provocam alterações ósseas?

06 de Julho de 2017

Nada como aquele cafezinho pela manhã –  ou depois do almoço –  para despertar e dar aquele gás extra para encarar o dia. Ou quem sabe, aquele refrigerante no almoço de domingo. Não? De acordo com dados divulgados em 2015 pela Secretaria de Saúde do Brasil, apesar do consumo de refrigerante ter caído cerca de 20% nos últimos anos, 21% dos brasileiros entrevistados bebem refrigerante 5 vezes por semana, mesmo sabendo dos malefícios que essas bebidas trazem.  Buscando investigar os efeitos do consumo de refrigerantes e do café em nosso organismo, pesquisadores da UNICAMP desenvolveram um estudo que avaliou os efeitos do consumo frequente de refrigerantes de cola, guaraná e café.

Crédito: Divulgação

O estudo foi desenvolvido com 80 ratos adultos, sendo que 40 eram machos e 40 fêmeas. Além de uma dieta balanceada, os animais receberam dieta à base de café, refrigerante de cola e guaraná. Foram avaliados os efeitos das bebidas nos fêmures dos animais e futuramente será avaliado também o efeito nos dentes dos ratos.

De acordo com os resultados da pesquisa, o consumo frequente de refrigerante à base de cola promove alterações ósseas e pode aumentar o risco de fraturas, principalmente em mulheres. Os efeitos foram registrados maiores em mulheres por conta de fatores hormonais, já que a mulher tem um ciclo hormonal que influencia diretamente o metabolismo dos ossos. A pesquisa também avaliou os efeitos de refrigerante à base de guaraná, e concluiu que a bebida também causa alterações na estrutura óssea, ainda que sem reduzir a resistência dos ossos como ocorreu com o café e refrigerante à base de cola.

Os pesquisadores afirmam que a grande responsável por estes efeitos é a cafeína, logo, o café também está incluído nesta listinha de bebidas com consumo controlado! A cafeína age diretamente no nosso metabolismo ósseo e provoca a diferenciação nos osteoclastos, células responsáveis pela reabsorção óssea (quando a estrutura óssea é dissolvida e digerida por ácidos e enzimas produzidos por essas células), tendo como consequência a redução da densidade óssea que ocasiona um aumento no risco de fraturas.

A cafeína seria a grande responsável por estes efeitos. Crédito:Ideatraveller | Shutterstock

Ainda que o estudo tenha sido desenvolvido em ratos, outros estudos semelhantes já foram realizados com homens e mulheres que consumiam refrigerante à base de cola, e os resultados foram semelhantes ao desta pesquisa. Este foi o primeiro estudo que avaliou os efeitos de refrigerante à base de guaraná também, e futuramente outras pesquisas serão realizadas para avaliar o efeito dessas bebidas em nossos dentes também. Aguardemos o resultado...

Fonte: Portal Brasil, UNICAMP.


 

Questões sobre as células do tecido ósseo podem aparecer no seu vestibular ou no ENEM. Confira uma questão que caiu no vestibular da UEPG:

Com relação aos tipos de células dos tecidos conjuntivos, suas características principais e origem celular, assinale o que for correto.

01) Os osteoblastos presentes nos ossos são grandes e multinucleados. Degradam a matriz óssea, promovendo a reciclagem do tecido.   

02) As células mesenquimatosas surgem diretamente de células mesenquimatosas embrionárias. Estão presentes nos tecidos frouxos e nas cápsulas envoltórias de cartilagens, ossos e órgãos hemocitopoéticos. São capazes de originar diversas células do tecido conjuntivo.   

04) Os condroblastos estão presentes nos tecidos frouxos, têm forma estrelada e núcleo periférico. Produzem as fibras e a substância amorfa da matriz extracelular. Surgem de células mesenquimatosas embrionárias.   

08) Os adipócitos presentes no tecido adiposo têm, quando adultos, forma arredondada e armazenam substâncias energéticas para momentos de necessidade. Estas células surgem pela diferenciação de células mesenquimatosas indiferenciadas.   

16) Os osteoclastos presentes nas cartilagens e ossos têm núcleo central e longos prolongamentos citoplasmáticos. Produzem as fibras e a substância amorfa da matriz óssea.   

 

 

Resposta: Somatório igual a 10  (02+08). [01] Incorreto: Os osteoclastos são células grandes e multinucleadas, responsáveis pela renovação óssea. [04] Incorreto: Os condroblastos são células jovens presentes no tecido cartilaginoso. [16] Incorreto: Os osteoclastos não ocorrem no tecido cartilaginoso.




Confira também

  • Diabetes: tudo o que você precisa saber!

    LEIA MAIS
  • Autopsia ao vivo mostra como o cérebro é um órgão frágil

    LEIA MAIS
  • Uma epidemia global chamada de obesidade

    LEIA MAIS
  • Hipertensão: a doença que afeta 1/4 dos brasileiros

    LEIA MAIS
Total time: 327.90 ms (SQL time: 0.02 ms, overhead time: 129.69 ms), SQL(s): 15 (install mode) GZIPED
INVALID HTML
CFP_HTMLTOOLS: Missing type in SCRIPT tag
CFP_HTMLTOOLS: Missing type in SCRIPT tag
CFP_HTMLTOOLS: Missing type in SCRIPT tag
CFP_HTMLTOOLS: Missing ALT in img tag: img height="1" width="1" style="display:none" src="https://www.facebook.com/tr?id=254341104760439&ev=PageView&noscript=1"
CFP_HTMLTOOLS: Missing type in SCRIPT tag
CFP_HTMLTOOLS: /head came when /link was expected
CFP_HTMLTOOLS: End of file reached while waiting 8 end tags:Array ( [0] => html [1] => head [2] => meta [3] => link [4] => link [5] => link [6] => link [7] => link )