BLOG

Por que tomar café dá vontade de fazer cocô?

27 de Dezembro de 2018

Quem aqui já acordou pela manhã, preparou aquela caneca de café, mandou pra dentro e quase que imediatamente ouviu o chamado da natureza para o "número 2"? O café tem uma série de compostos que estimulam a liberação de algumas substâncias no estômago, além de ter efeito direto no peristaltismo do intestino. Entenda!

Parece automático: você acorda cedo pela manhã e mesmo sem comer nada toma aquela generosa xícara de café para acordar. Você desperta, mas o seu intestino também e vai direto para o banheiro, pois recebeu a chamada para o famoso “número 2”. Mas por que será que o café tem este poder laxante quase que imediato?

Muitos pensavam que o culpado pelo chamado da natureza fosse a cafeína, um estimulante do sistema nervoso, que ativasse os órgãos do sistema digestivo para começar o processo de peristaltismo e assim fazer o cocô ir embora até o vaso sanitário.

Porém, colocar a culpa na cafeína é controverso. Refrigerantes como a Coca-Cola ou Pepsi também têm cafeína e não causam isto, assim como o café descafeínado pode causar a vontade de correr para o banheiro. A diferença entre o café e estas bebidas são outras substâncias que os cientistas acreditam estar ligadas com a vontade de fazer cocô depois de beber.

tomar café, efeitos do café no organismo

Café me faz fazer cocô

Seriam mais de 2.000 compostos existentes no café que teriam efeito laxativo. Vamos entender como isto funciona. O café torna o estômago ácido, fazendo com que ele solte mais ácido clorídrico (HCl), substância química responsável pela digestão dos alimentos no órgão. Além de estimular a liberação do ácido, o próprio café contém um outro tipo de ácido que faz baixar ainda mais o pH do estômago.

O pH baixo é um sinal de que há comida sendo digerida e, quando em excesso, aumenta os movimentos peristálticos que fazem o bolo alimentar se movimentar através de todo o tubo digestivo. Já está provado também que o café tem um efeito direto no peristaltismo do intestino, tendo uma ação rápida, que faz com que estes órgãos se movimentem apenas 4 minutos após a ingestão da primeira xícara da bebida. Este efeito é o mesmo que acontece quando comemos uma refeição muito grande.

Além disso, também existe o estímulo à produção de certos hormônios que estão envolvidos na digestão, especialmente nos movimentos dos órgãos do tubo digestivo. São eles a gastrina e a colecistocinina. O consumo do café, seja ele normal ou descafeinado, faz aumentar a quantidade destes hormônios circulando no sangue, como já foi atestado em diversas pesquisas.

consumo de café, efeitos do café

A gastrina faz com que o intestino grosso funcione a todo vapor, realizando a reabsorção de água e outros nutrientes, empurrando o bolo fecal para o seu destino final bem rapidinho. A colecistocinina está envolvida também na regulação da defecação, estimulando a produção de diversas enzimas.

Uma coisa que os pesquisadores encontraram é que esta aceleração no processo de peristaltismo, quando os órgãos contraem e relaxam para fazer o alimento se movimentar através do tudo digestivo, só se encontra em 3 pessoas a cada 10 em todo o mundo. Então, se o café te faz correr para o banheiro depois de tomá-lo, considere-se um cara sortudo!

Fonte: Reactions




Confira também

  • Por que uma picada de mosquito coça por tanto tempo?

    LEIA MAIS
  • Atividade física intensa pode estar associada à ELA

    LEIA MAIS
  • A música erudita pode combater doenças

    LEIA MAIS
  • As consequências do consumo excessivo de melatonina

    LEIA MAIS
Total time: 465.00 ms (SQL time: 0.04 ms, overhead time: 138.54 ms), SQL(s): 15 (install mode) GZIPED
INVALID HTML
CFP_HTMLTOOLS: Missing type in SCRIPT tag
CFP_HTMLTOOLS: Missing type in SCRIPT tag
CFP_HTMLTOOLS: Missing type in SCRIPT tag
CFP_HTMLTOOLS: Missing ALT in img tag: img height="1" width="1" style="display:none" src="https://www.facebook.com/tr?id=254341104760439&ev=PageView&noscript=1"
CFP_HTMLTOOLS: Missing type in SCRIPT tag
CFP_HTMLTOOLS: /head came when /link was expected
CFP_HTMLTOOLS: End of file reached while waiting 9 end tags:Array ( [0] => html [1] => head [2] => meta [3] => link [4] => link [5] => link [6] => link [7] => link [8] => link )