BLOG

Por que os gatos nos trazem animais mortos?

05 de Dezembro de 2018

A evolução explica porque o seu gato te leva animais mortos de presentes! Isso começou com os felinos selvagens, muito antes dos gatos serem domesticados. Entenda!

Em 2012, um estudo revelou que somente nos Estados Unidos, os gatos domésticos são responsáveis pela morte de algo em torno de 1,3 a 4 bilhões de aves e mais uns outros bilhões de mamíferos todo ano. A estimativa feita pelos pesquisadores impressiona e também revela o quanto estes felinos são adaptados para caçar outros animais.

Mas qual seria o motivo deste instinto assassino de criaturas tão fofas? Seriam eles predadores de sangue frio que só querem matar, sem se alimentar? Ou há uma razão mais profunda para isso, uma razão evolutiva?

Isto mesmo. A razão para os gatos matarem pequenos animais e trazerem como presente para o seu tutor tem sua raiz na evolução da espécie. Os felinos se tornaram muito eficientes quando o assunto é caçar.

Eles possuem habilidades e também seus corpos são extremamente adaptados para espreitar, atacar e matar suas presas. Seus dentes afiados, as suas garras retráteis, suas patas macias que proporcionam movimentos em silêncio, visão noturna, sem contar a agilidade e flexibilidade de seus corpos, tudo isto fazem dos felinos uma verdadeira máquina de matar, claro, em comparação com o tamanho da presa.

Os gatos selvagens começaram a ser domesticados por humanos há 10.000 anos. Como a origem dos primeiros felinos supostamente ocorreu há 25 milhões de anos, o comportamento instintivo destes animais ainda permanece, mesmo que muitas gerações tenham passado desde o seu surgimento, porque está em seu DNA, o que na Ciência do Comportamento é conhecido como “imprinting”.

Entre os felinos, as mães naturalmente ensinam seus filhotes a caçar, afinal, os filhotes vão ter que, em determinado momento de suas vidas, buscar alimentos sozinhos. Por isso, as mães destes felinos ensinam desde cedo o que o ato de matar um animal. Primeiro elas trazem para os seus filhotes animais mortos para que eles os comam, depois capturam as presas e fazem com que os próprios filhotes matem a caça para finalmente aprenderem aquilo que devem fazer sozinhos.

Este comportamento vai sendo passado adiante e já foi observado em todas as espécies de felinos conhecidos no mundo. Tanto é confirmado este comportamento que os pesquisadores descobriram o seguinte: entre os gatos domésticos que mais trazem “presentes” para seus tutores, as fêmeas superam e muito o número de machos que apresentam este comportamento.

Portanto, da próxima vez que seu gatinho trouxer um “presente” destes para você, lembre-se, ele apenas quer despertar o seu instinto de predador e que você não morra de fome porque ele te acha um péssimo predador.




Confira também

  • Por que as aves não têm dentes?

    LEIA MAIS
  • Qual a relação entre as sobrancelhas e a evolução humana?

    LEIA MAIS
  • Um novo fóssil pode recontar a história da migração e evolução humana

    LEIA MAIS
  • Estudo aponta que primeiros europeus eram negros de olhos claros

    LEIA MAIS
Total time: 509.91 ms (SQL time: 0.02 ms, overhead time: 154.86 ms), SQL(s): 15 (install mode) GZIPED
INVALID HTML
CFP_HTMLTOOLS: Missing type in SCRIPT tag
CFP_HTMLTOOLS: Missing type in SCRIPT tag
CFP_HTMLTOOLS: Missing type in SCRIPT tag
CFP_HTMLTOOLS: Missing ALT in img tag: img height="1" width="1" style="display:none" src="https://www.facebook.com/tr?id=254341104760439&ev=PageView&noscript=1"
CFP_HTMLTOOLS: Missing type in SCRIPT tag
CFP_HTMLTOOLS: /head came when /link was expected
CFP_HTMLTOOLS: End of file reached while waiting 9 end tags:Array ( [0] => html [1] => head [2] => meta [3] => link [4] => link [5] => link [6] => link [7] => link [8] => link )