BLOG

Pesquisadores desenvolvem córnea artificial que poderá ser utilizada em transplantes

01 de Junho de 2018

Através da combinação de células-tronco de córneas saudáveis, colágeno e alginato, pesquisadores da Inglaterra conseguiram criar córneas artificias que podem ser impressas em impressoras 3D, e que ficam prontas em apenas 10 minutos. Em breve, estas córneas artificias e funcionais poderão ser utilizadas para atender a demanda dos transplantes.

Talvez você nem saiba qual a função das córneas, mas certamente sabe da importância delas. A córnea é uma membrana que fica na frente do nosso olho, essencial para focarmos imagens corretamente e, ao mesmo tempo que tem função estrutural, exerce uma função protetora. Ela é tão importante para a saúde dos nossos olhos que aproximadamente 10 milhões de pessoas no mundo aguardam por um transplante de córneas para corrigir problemas de visão. Infelizmente, temos uma grande demanda de córneas e poucos são os doadores em que elas podem ser aproveitadas e transplantadas. Diante deste cenário, pesquisadores da Inglaterra acabam de desenvolver pela primeira vez uma córnea artificial e funcional que poderá ajudar milhões de pessoas que esperam por uma visão saudável.

Utilizando uma combinação de biotinta (grosseiramente falando é uma tinta feita com células humanas que permite a impressão de tecidos vivos em 3D), células-tronco, colágeno (proteína com função estrutural) e alginato (uma substância presente em algas marinhas e bactérias), os pesquisadores conseguiram desenvolver uma estrutura firme e macia ao mesmo tempo, que foi produzida através de uma impressora 3D. A córnea artificial permite ainda o crescimento de células do tecido conectivo da córnea humana (estroma), para que o tecido artificial seja aderido ao olho do seu recebedor. Em 10 minutos os pesquisadores conseguiram imprimir a córnea artificial com todas as características vistas acima e necessárias para o seu transplante.

Apesar deste primeiro passo em busca de um suprimento ilimitado de córneas para utilização em pessoas que carecem de transplantes, os pesquisadores ressaltaram que ainda serão necessários alguns anos até que este processo seja aperfeiçoado. Futuramente, as córneas poderão ser produzidas de acordo com o que cada paciente necessita, já que a tecnologia de impressão 3D permite a realização de uma varredura no olho de um indivíduo, fazendo com que o implante artificial seja projetado na forma e tamanho corretos com a necessidade de cada paciente.

Transplantes de córneas são indicados quando alguma característica da córnea é perdida. Vários problemas podem afetar a estrutura da córnea e do olho: ceratocone, úlceras, infecções, traumas, uma cirurgia intraocular malsucedida, distrofias e degenerações, alergias e outras condições que prejudiquem a visão. Em um transplante tradicional, as córneas vêm de pessoas que faleceram e autorizaram a doação dela (ou de famílias que autorizaram). A doação não modifica a aparência do doador e mesmo assim é grande o número de famílias que recusam a doação de córneas após a morte. Campanhas de divulgação e explicação são importantíssimas para que o número de pessoas que aguardam um transplante diminua e para que um número maior de pessoas possa ver o mundo de uma nova forma.

Fonte: Exp Eye Res.




Confira também

  • Robôs criaram órgãos humanos a partir de células-tronco

    LEIA MAIS
  • Super-humanos: seria essa a geração do futuro?

    LEIA MAIS
  • Pesquisadores criam híbrido de humanos com ovelhas

    LEIA MAIS
  • Vacina de células-tronco foi capaz de deter o câncer

    LEIA MAIS
Total time: 486.89 ms (SQL time: 0.04 ms, overhead time: 115.66 ms), SQL(s): 15 (install mode) GZIPED
INVALID HTML
CFP_HTMLTOOLS: Missing type in SCRIPT tag
CFP_HTMLTOOLS: Missing type in SCRIPT tag
CFP_HTMLTOOLS: Missing type in SCRIPT tag
CFP_HTMLTOOLS: Missing ALT in img tag: img height="1" width="1" style="display:none" src="https://www.facebook.com/tr?id=254341104760439&ev=PageView&noscript=1"
CFP_HTMLTOOLS: Missing type in SCRIPT tag
CFP_HTMLTOOLS: /head came when /link was expected
CFP_HTMLTOOLS: End of file reached while waiting 9 end tags:Array ( [0] => html [1] => head [2] => meta [3] => link [4] => link [5] => link [6] => link [7] => link [8] => link )