BLOG

O espírito natalino explicado pela neurociência!

25 de Dezembro de 2018

Ahhh, o natal! Luzes pra todo lado, família reunida, comida típica....uma maravilha! Mas tem gente que não curte muito esse espírito natalino não. Por que será?

Este gatinho parece fazer parte do grupo dos que não curtem o espírito natalino. Foto: Rangizz | Shutterstock.

Um grupo de pesquisadores dinamarqueses acredita que o fato de as pessoas gostarem ou não do natal está relacionado a uma rede cerebral, através da ativação de determinadas regiões do nosso cérebro. Os resultados de sua pesquisa foram publicados na edição de dezembro do ano passado no periódico British Medical Journal.

Estudos demonstram que certas áreas cerebrais são ativadas de acordo com as sensações experimentadas pelas pessoas em determinados momentos. A partir destes estudos, os pesquisadores selecionaram voluntários que passaram por exames de ressonância magnética funcional, com o objetivo de observar se diferentes regiões cerebrais seriam ativadas de acordo com o sentimento das pessoas em relação às festividades natalinas.

Vinte pessoas foram submetidas aos exames, dentre as quais 10 formaram o grupo “natalino”, composto por pessoas que curtem esta época do ano, e 10 formaram o grupo “não-natalino”, composto por pessoas que não estão nem aí para o papai Noel. Os participantes tiveram seus cérebros "escaneados" enquanto observavam dezenas de imagens, algumas relacionadas à temática natalina, e outras consideradas neutras (sem relação com esta época do ano).

Ambos os grupos apresentaram um aumento na atividade do córtex visual primário quando observaram imagens natalinas, significando que os cérebros de todas as pessoas receberam a informação visual e perceberam um padrão nas imagens. Porém, os resultados também demonstraram a ativação de diferentes áreas cerebrais entre os dois grupos.

Quando apresentados a imagens natalinas, as pessoas que festejam o natal apresentaram um aumento na atividade neural em regiões corticais do cérebro, dentre elas os lóbulos parietais, o córtex pré-motor e o córtex somatossensorial – áreas responsáveis pela espiritualidade, pelo compartilhamento de emoções e pela lembrança de sensações agradáveis. Além disso, nenhuma outra região cerebral teve sua atividade aumentada no grupo não-natalino, quando comparadas ao grupo natalino.

Apesar dos resultados interessantes, os pesquisadores admitem que o estudo possui algumas limitações. Não houve nenhuma forma de controle quanto à quantidade de cores utilizadas nas imagens, por exemplo. Cores como o vermelho, o verde e o dourado são constantemente relacionadas ao tema natalino, o que pode ter confundido os participantes. Além disso, os resultados observados podem ser resultantes simplesmente da ativação de sentimentos nostálgicos ou alegres em geral, sem uma clara distinção quanto ao “espírito natalino” nos participantes.

De qualquer forma, este estudo abre portas para outras pesquisas similares, como o estudo de uma neurociência transcultural, relacionando emoções humanas às diferentes culturas e às festividades comemoradas por diferentes populações.

Seja você um amante do espírito natalino ou não, desejamos um aumento na atividade das áreas cerebrais responsáveis pela alegria, pela compaixão e pelo amor ao próximo.

Um feliz natal! :)

Fonte: British Medical Journal




Confira também

  • Por que uma picada de mosquito coça por tanto tempo?

    LEIA MAIS
  • Atividade física intensa pode estar associada à ELA

    LEIA MAIS
  • A música erudita pode combater doenças

    LEIA MAIS
  • As consequências do consumo excessivo de melatonina

    LEIA MAIS
Total time: 456.25 ms (SQL time: 0.04 ms, overhead time: 130.97 ms), SQL(s): 15 (install mode) GZIPED
INVALID HTML
CFP_HTMLTOOLS: Missing type in SCRIPT tag
CFP_HTMLTOOLS: Missing type in SCRIPT tag
CFP_HTMLTOOLS: Missing type in SCRIPT tag
CFP_HTMLTOOLS: Missing ALT in img tag: img height="1" width="1" style="display:none" src="https://www.facebook.com/tr?id=254341104760439&ev=PageView&noscript=1"
CFP_HTMLTOOLS: Missing type in SCRIPT tag
CFP_HTMLTOOLS: /head came when /link was expected
CFP_HTMLTOOLS: End of file reached while waiting 9 end tags:Array ( [0] => html [1] => head [2] => meta [3] => link [4] => link [5] => link [6] => link [7] => link [8] => link )