BLOG

Gamers podem ajudar a salvar milhões de vidas

06 de Novembro de 2017

Existe uma substância que silenciosamente está matando muitas pessoas. E ela está na sua cozinha. Se chama aflatoxina e contamina sementes que comemos como o amendoim, nozes, castanhas e outros alimentos. Produzida por fungos que contaminam estas sementes, sabe-se que elas podem causar câncer em humanos. Para contra atacar essa ameaça, cientistas estão recrutando gamers para resolver problemas complexos.

Existe uma substância cancerígena, que quase toda a população humana está exposta e que pode estar causando diversas mortes silenciosamente. Ela é a aflatoxina, substância produzida por fungos do gênero Aspergillus que contaminam sementes oleaginosas e grãos. Amendoim, nozes, castanhas e arroz são alguns dos alimentos que podem ser contaminados por esses fungos.

Os cientistas sabem que existe uma forma mais potente desta substância, a aflatoxina B1, responsável por 28% dos casos de câncer no fígado. Porém, ainda não sabem exatamente como acontece a intoxicação e de que forma esta substância modifica o ciclo celular das células humanas, que começam a se proliferar sem controle, caracterizando a doença cancerígena.

É muito difícil acabar com esses fungos, no campo e também no armazenamento dos alimentos. Nos diversos países do mundo, os órgãos de vigilância sanitária estipulam valores mínimos de aflatoxina nos alimentos para que sejam liberados para a venda. Mas como sabemos, às vezes, a fiscalização não funciona e podemos estar nos contaminando sem saber.

Para resolver esses problemas, os cientistas estão buscando a ajuda de jogadores de videogame. Eles podem brincar e ao mesmo tempo colaborar com pesquisas complexas sobre moléculas, que fazem parte do nosso dia a dia. Através do jogo Fold.it, os gamers resolvem desafios sobre como as moléculas são formadas. Todas as resoluções ficam armazenadas em um banco de dados que os cientistas acessam para tentar resolver alguns problemas.

No jogo Fold.it, os gamers são convidados a desvendar o mistério de diversas moléculas. Créditos: Blog Virtual Illusion.

O jogo surgiu como um desafio para mapear as moléculas presentes no vírus HIV e teve um grande sucesso. Os participantes ao mesmo tempo em que competiam, forneciam informações preciosas para produzir remédios no combate à doença. Os cientistas então desenvolveram novos desafios para elucidar uma forma de combater a aflatoxina.

Fonte: DNA India.




Confira também

  • Alguns fatos fantásticos sobre as orquídeas

    LEIA MAIS
  • Caso extremamente raro: mulher grávida fica grávida enquanto já estava grávida

    LEIA MAIS
  • Como algumas pessoas enxergam as cores?

    LEIA MAIS
  • “Leite“ de barata pode ser uma arma contra a desnutrição

    LEIA MAIS
Total time: 205.03 ms (SQL time: 0.01 ms, overhead time: 81.84 ms), SQL(s): 15 (install mode) GZIPED
INVALID HTML
CFP_HTMLTOOLS: Missing type in SCRIPT tag
CFP_HTMLTOOLS: Missing type in SCRIPT tag
CFP_HTMLTOOLS: Missing type in SCRIPT tag
CFP_HTMLTOOLS: Missing ALT in img tag: img height="1" width="1" style="display:none" src="https://www.facebook.com/tr?id=254341104760439&ev=PageView&noscript=1"
CFP_HTMLTOOLS: Missing type in SCRIPT tag
CFP_HTMLTOOLS: /head came when /link was expected
CFP_HTMLTOOLS: End of file reached while waiting 8 end tags:Array ( [0] => html [1] => head [2] => meta [3] => link [4] => link [5] => link [6] => link [7] => link )