BLOG

Conheça os fungos que brilham no escuro

27 de Abril de 2015

Os fungos são um reino que há pouco tempo não se dava atenção. Primeiro achavam que os fungos eram plantas, afinal, assim como os vegetais, os fungos não se movimentam como os animais. Porém, o trabalho de diversos cientistas espalhados pelo mundo deu lugar aos fungos como um tipo de organismo particular, com características próprias, inclusive, que são mais próximas dos animais do que dos próprios vegetais.

Os fungos fascinam por diversos assuntos e um dos mais legais é a bioluminescência. Muitas espécies de fungo brilham no escuro. Não se sabe se é uma estratégia do fungo para atrair insetos e dispersar esporos ou um subproduto do metabolismo sem qualquer função específica.

Sabe-se porém que o mecanismo envolvido no brilho destes organismos está ligado aos peroxissomos e a luciferina. A bioluminescência seria o resultado de uma reação química que atua como antioxidante dos processos de consumo da madeira ou outro substrato em que este fungos se alimentam.

Panelus stipticus

Mycena clorophos

Mycena luxaeterna

Gerronema viridilucens

Omphalotus olearis




Confira também

  • Conheça 4 exemplos de fungos parasitas

    LEIA MAIS
Total time: 185.17 ms (SQL time: 0.01 ms, overhead time: 84.83 ms), SQL(s): 15 (install mode) GZIPED
INVALID HTML
CFP_HTMLTOOLS: Missing type in SCRIPT tag
CFP_HTMLTOOLS: Missing type in SCRIPT tag
CFP_HTMLTOOLS: Missing type in SCRIPT tag
CFP_HTMLTOOLS: Missing ALT in img tag: img height="1" width="1" style="display:none" src="https://www.facebook.com/tr?id=254341104760439&ev=PageView&noscript=1"
CFP_HTMLTOOLS: Missing type in SCRIPT tag
CFP_HTMLTOOLS: /head came when /link was expected
CFP_HTMLTOOLS: End of file reached while waiting 8 end tags:Array ( [0] => html [1] => head [2] => meta [3] => link [4] => link [5] => link [6] => link [7] => link )