BLOG

Conheça 4 exemplos de fungos parasitas

26 de Julho de 2016

Você certamente já ouviu falar sobre os fungos. É o grupo dos cogumelos, mofos, orelhas de pau etc. Estes organismos são tão variados constituem um reino inteiro. Hoje vamos falar daqueles que são parasitas. Isso mesmo, existem fungos que são parasitas, isto é, que obtêm nutrientes de outros seres vivos, prejudicando-os, causando doenças ou até a morte de plantas e animais, inclusive seres humanos. Você consegue adivinhar algum exemplo? Então confira os que trouxemos para vocês!

Ferrugem do café

A ferrugem do café, causada pelo fungo Hemileia vastatrix, é uma doença que ataca as plantações de café (gênero Coffea) e que pode dar muita dor de cabeça a agricultores. A reação da planta à ação do fungo varia entre as espécies variadas do gênero Coffea. O fungo se desenvolve em manchas de coloração amarelo-alaranjada e pode tomar a planta inteira se não for controlada.

Micoses de pele e Frieiras

Muitos fungos parasitas são causadores de micoses de pele, do couro cabeludo, das unhas ou são culpados pelas frieiras nos pés. Quando encontram condições de umidade e calor, os fungos podem se estabelecer e crescer, gerando muito desconforto e necessidade de tratamento. Um exemplo muito comum são os fungos do gênero Malassezia, que são responsáveis pelas manchinhas brancas na pele que algumas pessoas desenvolvem quando se bronzeiam – a  famosa micose de praia ou pano branco.

Formigas “zumbis”

Este é um exemplo bizarro do poder de um parasita sobre seu hospedeiro. Formigas infectadas por pelo fungo da espécie Ophiocordyceps unilateralis viram “zumbis”. Sabe como? O fungo se aloja no cérebro da formiga, mas ela não morre imediatamente. Antes  ela  sai andando – influenciada pelo seu parasita – até chegar a um local com pequenas plantas, ideal para o o crescimento e reprodução do fungo.

Oídio

Este é um nome comum dado a uma doença causada por fungos da família Erysiphaceae que atacam videiras. O micélio – que constitui o corpo do fungo – desses parasitas se desenvolve sobre os tecidos verdes. A videira reduz seu crescimento, perde o vigor, tem sua fertilidade reduzida – já que o fungo ataca botões florais –, e suas uvas ficam feias e com fendas.

Interessante, não é? Agora que aprendeu alguns exemplos de fungos parasitas, te lanço um desafio. Que tal buscar novos exemplos? Afinal, a curiosidade é combustível para o conhecimento, não é? Mãos à obra!


 

Confira abaixo uma questão envolvendo este assunto que caiu na prova da UFSC de 2008!

 

Bactérias, protozoários e fungos são microorganismos responsáveis por muitas doenças humanas. Assinale a(s) proposição(ões) CORRETA(S) a respeito deste assunto.

01) A toxina botulínica é produzida por uma bactéria que pode estar presente em alimentos industrializados mal processados (enlatados, conservas e embutidos). Sua ingestão causa o botulismo, cujo principal sintoma é a paralisia muscular.   

02) Para combater as infecções causadas por bactérias utilizamos os antibióticos, os quais não são efetivos no combate às infecções causadas por vírus.   

04) Frieiras e outras micoses são causadas por fungos.   

08) A doença de Chagas é causada pelo 'Tripanosoma cruzi', um protozoário presente nas fezes do barbeiro. A doença é grave e não há tratamento ou prevenção.   

16) A giardíase é causada por uma bactéria que provoca diarreia e dores abdominais, e pode ser contraída pela ingestão de carne crua ou mal cozida.   

32) O tétano, a pneumonia e a leishmaniose são doenças causadas por bactérias e podem  ser prevenidas através de vacinação.   

64) A malária é causada por um protozoário transmitido ao homem pela picada do mosquito 'Aedes aegypti'.   

 

Resposta: 1 + 2 + 4 = 7

 

Quer saber mais sobre o Reino Fungi? Então não deixe de assistir à aula sobre este assunto no Biologia Total clicando aqui. Torne-se um JubiAluno agora mesmo clicando aqui!




Confira também

  • Conheça os fungos que brilham no escuro

    LEIA MAIS
Total time: 176.29 ms (SQL time: 0.02 ms, overhead time: 78.94 ms), SQL(s): 15 (install mode) GZIPED
INVALID HTML
CFP_HTMLTOOLS: Missing type in SCRIPT tag
CFP_HTMLTOOLS: Missing type in SCRIPT tag
CFP_HTMLTOOLS: Missing type in SCRIPT tag
CFP_HTMLTOOLS: Missing ALT in img tag: img height="1" width="1" style="display:none" src="https://www.facebook.com/tr?id=254341104760439&ev=PageView&noscript=1"
CFP_HTMLTOOLS: Missing type in SCRIPT tag
CFP_HTMLTOOLS: /head came when /link was expected
CFP_HTMLTOOLS: End of file reached while waiting 8 end tags:Array ( [0] => html [1] => head [2] => meta [3] => link [4] => link [5] => link [6] => link [7] => link )