BLOG

Como Ecologia é cobrada no ENEM?

05 de Novembro de 2018

Ecologia é a área da Biologia que mais aparece no ENEM! Desde 2009 esta área não só apareceu na prova todos os anos, como apareceu em mais de uma questão do mesmo ano.

Ecologia é a área da Biologia que mais aparece no ENEM! Desde 2009 esta área não só apareceu na prova todos os anos, como apareceu em mais de uma questão do mesmo ano! Apenas em 2011, 8 das 19 questões de Biologia eram sobre Ecologia – quase metade!

“Mas Ecologia é uma área muito ampla, Jubilut!”. Por isso, para te ajudar, fizemos um levantamento dos assuntos que mais caem sobre ela no ENEM. 36% da prova do ENEM, cobrou questões voltadas para a ecologia, e o que mais apareceu foram questões sobre Impactos Ambientais! Efeito estufa, chuva ácida, introdução de espécies exóticas, eutrofização, os impactos causados pelos lixões e aquecimento global, estude TUDO! Fique atento nas causas e consequências das ações humanas no meio ambiente. Como os redatores do ENEM adoram explorar temas da atualidade, uma dica valiosa é ficar ligado nas notícias sobre problemas ambientais que saem na mídia (jornais, sites e revistas) para complementar os estudos em Ecologia.

Questões envolvendo atividades de preservação ambiental também dão o ar de sua graça na prova do ENEM. O lixo já foi tema de questões em mais de um ano. No ano passado (2016), o ENEM relacionou os temas lixo e tecnologias, como sacolas biodegradáveis e biodigestor. Lembre-se sempre: Você é responsável pelo lixo que produz e a reciclagem é extremamente importante para o meio ambiente pois reduz a matéria-prima extraída do ambiente e diminui o volume dos resíduos sólidos produzidos. Branqueamento de corais e sucessão ecológica também podem ser assuntos na sua prova do ENEM! As agroflorestas estão em alta e consistem em cultivar de forma integrada aos cultivos agrícolas de plantas nativas, com o objetivo de acelerar o processo sucessional. Ainda neste sentido, fique de olho nos assuntos que tratam sobre reflorestamentos. Eles são de grande ajuda para reduzir o efeito estufa e conter o aquecimento global, pois as árvores retendo carbono, diminuem a quantidade de gás carbônico atmosférico que é responsável pela acentuação do efeito estufa.

Cadeias alimentares apareceram em quase todos os anos, e neste assunto, saber interpretar pirâmides de energia e de biomassa é fundamental! Não deixe de estudar os possíveis problemas gerados pela retirada de uma espécie da cadeia alimentar. A ação humana pode prejudicar o equilíbrio ecológico estabelecido pelas cadeias alimentares. Entre as relações ecológicas, a mais cobrada é o mutualismo, ou seja, a troca de benefícios entre espécies diferentes, que não podem viver separadamente. Fique de olho no assunto! Além disso, assuntos como habitat e nicho ecológico (conceitos básicos), controle populacional por predação e controle biológico do Aedes aegypti também já foram temas de questões da prova, portanto não deixe de revisá-los!

Você se recorda dos assuntos sobre Biomas e Ecossistemas do Brasil? Os biomas que mais costumam aparecer nas provas são a Caatinga e Manguezal. Apesar disso, você também deve estudar as características do Cerrado, Mangue, Caatinga, e dos demais biomas brasileiros! E aqui fique ligado que a vegetação xeromórfica possui muitas adaptações para o clima seco!

Esteja por dentro dos quatro elementos que compõem a matéria viva (oxigênio, carbono, hidrogênio e nitrogênio) e de como eles passam do ambiente para os seres vivos e dos seres vivos para o ambiente, completando ciclos biogeoquímicos.

Quer mais? Então não deixe de conferir a VIDEOAULA que o Prof. Paulo Jubilut preparou da área que mais aparece na prova do ENEM: 


 

Resposta: alternativa c. O escurecimento da água impede a passagem de luz. Consequentemente, ocorrerá a queda da taxa fotossintética dos organismos autótrofos que nela vivem. 




Confira também

  • Faltam 5 meses para o Enem, e agora?

    LEIA MAIS
  • Como se sair bem no ENEM

    LEIA MAIS
  • Inscrição para o ENEM 2018: tire todas as suas dúvidas

    LEIA MAIS
  • Como usar o TRI (Teoria de Resposta ao Item) a seu favor no ENEM!

    LEIA MAIS
Total time: 471.77 ms (SQL time: 0.02 ms, overhead time: 104.75 ms), SQL(s): 15 (install mode) GZIPED
INVALID HTML
CFP_HTMLTOOLS: Missing type in SCRIPT tag
CFP_HTMLTOOLS: Missing type in SCRIPT tag
CFP_HTMLTOOLS: Missing type in SCRIPT tag
CFP_HTMLTOOLS: Missing ALT in img tag: img height="1" width="1" style="display:none" src="https://www.facebook.com/tr?id=254341104760439&ev=PageView&noscript=1"
CFP_HTMLTOOLS: Missing type in SCRIPT tag
CFP_HTMLTOOLS: /head came when /link was expected
CFP_HTMLTOOLS: End of file reached while waiting 9 end tags:Array ( [0] => html [1] => head [2] => meta [3] => link [4] => link [5] => link [6] => link [7] => link [8] => link )