BLOG

Como Biologia é cobrada no ENEM?

18 de Outubro de 2016

Está chegando o grande dia da prova do ENEM!. Para se dar bem nos vestibulares o ideal é que você domine bem todas as matérias. Porém, toda prova possui uma tendência, e conhecê-la pode ajudar a direcionar seus estudos e definir quais assuntos merecem uma revisão aprofundada. Para que você foque somente nos estudos, facilitamos seu trabalho e preparamos uma análise sobre o que mais caiu na prova de Biologia do ENEM nos últimos anos (entre 2009 e 2016). Você pode conferir no vídeo e no texto abaixo!

prova do ENEM existe desde 1998, e desde então ela sofreu grandes mudanças. Antigamente ela continha apenas 63 questões e uma redação, e não era utilizada para o ingresso nas Universidades. Foi em 2009 que o Exame Nacional do Ensino Médio ganhou a cara que ele tem atualmente.

Atualmente o ENEM foca na interdisciplinaridade entre as diferentes áreas do conhecimento e Biologia está dentro da grande área das Ciências Naturais, junto com Química e Física. Portanto, não basta estudar apenas Biologia, é preciso considerar também estas duas outras disciplinas.

Bom, você já deve estar ansioso, né? Então vamos lá!

Temas que apareceram no ENEM desde 2009.

1. Ecologia (35%)

A Ecologia é o carro chefe nas provas do ENEM, por ser o tema que mais relaciona conteúdos dentro da Biologia. No ENEM maior parte das questões desta área é sobre Impactos Ambientais. Como os redatores do ENEM adoram explorar temas da atualidade, uma dica valiosa é ficar ligado nas notícias sobre problemas ambientais que saem na mídia (jornais, sites e revistas) para complementar os estudos em Ecologia. Além disso, Relações Ecológicas e Cadeias e Teias Alimentares também estão no topo dos assuntos mais cobrados nesta área.

Dicas do Prof. Jubilut:

- O Desastre de Mariana pode ser bastante explorado na prova de ecologia do ENEM. Este assunto pode ser relacionado à perda de biodiversidade, comprometimento da estrutura e função dos ecossistemas, eutrofização etc. Se você é um JubiAluno você pode assistir aqui a nossa aula exclusiva sobre este triste acontecimento.

- Também esteja por dentro do que ocorreu na Conferência do Clima realizada em Paris no final de 2015, a COP 21. Neste encontro, representantes de países industrializados e em desenvolvimento prometeram empenhar-se no controle e na redução da emissão de gases responsáveis pelo efeito estufa, a fim de evitar que o planeta se aqueça a um nível crítico.

- O branqueamento de corais, também relacionado ao aquecimento global, é outro tema que pode ser enfatizado na sua prova, já que o branqueamento da Grande Barreira de Corais da Austrália atingiu um nível extremo este ano. Este fenômeno ocorre porque condições incomuns do ambiente – como o aumento de temperatura dos oceanos – fazem com que os corais expulsem as pequenas algas unicelulares, chamadas de zooxantelas, que vivem em mutualismo com eles.

Você também pode conferir como Ecologia é cobrada no ENEM no vídeo acima.

2. Fisiologia Humana (13%)

Em Fisiologia Humana a preferência do ENEM nos últimos anos foi por questões envolvendo o Sistema Imunológico, seguido pelo Sistema Circulatório. Aqui não se concentre em ciclos ou na decoreba, pois esta prova explora um lado mais abrangente da Fisiologia e cobra a relação dos temas com a realidade que cada estudante vive. Assuntos como a ação do álcool na circulação, dengue hemorrágica já foram abordados dentro do Sistema Circulatório.

Dicas do Prof. Jubilut:

- Questões envolvendo vacinas – contra o vírus da ZikaDengue, HPV, H1N1, por exemplo – podem aparecer na sua prova relacionadas com o sistema imunológico.

- Questões sobre problemas de saúde pública como obesidade, hipertensão e diabetes também podem aparecer por aqui. 

3. Genética e Biotecnologia (11%)

Desde que o ENEM mudou a sua “cara”, em 2009, o tema preferido em Genética tem sido a Biotecnologia, com destaque para os organismos geneticamente modificados (OGM), os famosos transgênicos. Por isso nem pense em ir para esta prova sem ter bem fresco esse conteúdo na sua mente.

Dicas do Prof. Jubilut:

- O popular Aedes aegypti não sai da mídia e pode aparecer na sua prova envolvendo o uso de mosquitos transgênicos para o controle populacional dos mosquitos selvagens.

- A CRISPR, técnica revolucionária para edição do genoma tem saído bastante na mídia e pode ser lembrada no ENEM em questões envolvendo genética e biotecnologia!

4. Bioquímica (9%)

Em bioquímica, o ENEM costuma abordar os ácidos nucleicos e os conceitos envolvidos no dogma central da biologia. Portanto, não subestime os pareamentos das bases nitrogenadas (Adenina com Timina e Citosina com Guanina), a estrutura dupla-hélice do DNA, os códons e anticódons. Fique ligado também nos conceitos de fotossíntese e fermentação. Eles sempre aparecem na prova! 

Dicas do Prof. Jubilut:

- Processo de fabricação de bebidas alcoólicas é um exemplo clássico da aplicação do conceito de fermentação alcoólica e também pode aparecer na sua prova. 

5. Evolução (6%) e Parasitologia e Microbiologia (6%)

Como já dizia Theodozius Dobzhansky, nada na Biologia faz sentido exceto à luz da Evolução, isto é, a Evolução é essencial para entendermos a Biologia em um sentido amplo. Como a interdisciplinaridade é justamente a característica da prova do ENEM, ela está entre as áreas mais recorrentes desta prova! Nos últimos anos, os assuntos mais cobrados foram Seleção Natural e Evidências Evolutivas. 

Dentre as doenças causadas por parasitos que apareceram na prova do ENEM nos últimos anos destacam-se: Dengue, Doença de Chagas e Esquistossomose.

Dicas do Prof. Jubilut:

Seleção natural de bactérias cada vez mais resistentes devido ao uso indiscriminado de antibióticos ou Evolução Viral – lembrando que vírus estão na “moda” – são temas que podem aparecer nas questões de Evolução.

Aquecimento global e desmatamento também são temas atuais que podem ser relacionados com Evolução, já que ambos podem isolar populações e dar origem a novas espécies.  

- Sobre Parasitologia acho que eu não preciso nem dizer, né? Aedes aegyptiDengueZika... Esses nomes são familiares pra você? Se não são, chegou a hora de se informar, pois há chances muito altas deles aparecerem na sua prova!

Bom, agora que você já sabe tudo sobre o que pode rolar no ENEM, chegou a hora de estudar. Programe-se para detonar nestes pontos mais cobrados na prova, sem esquecer-se das outras áreas. Faça muitos exercícios, leia bastante e, lógico, venha estudar com quem mais entende de Biologia!

Fique ligado porque HOJE tem o Aulão GRATUITO com o Prof. Paulo Jubilut explicando como Ecologia é cobrada no ENEM! Você não pode perder esta chance! Assista clicando aqui.




Confira também

  • Como Biologia é cobrada na segunda fase da UNICAMP?

    LEIA MAIS
  • Como Biologia é cobrada na segunda fase da FUVEST?

    LEIA MAIS
  • Como Biologia é cobrada na segunda fase da UNESP?

    LEIA MAIS
  • Como Biologia é cobrada na prova discursiva da UFSC?

    LEIA MAIS