BLOG

Como Biologia é cobrada na segunda fase da UNICAMP?

17 de Novembro de 2017

O vestibular da UNICAMP está quase aí! E você, já está com os estudos em dia? Para você ficar por dentro de quais assuntos da biologia podem aparecer na prova, fizemos uma análise quantitativa dos conteúdos que mais foram cobrados nos últimos 8 anos! Pronto (a) para detonar?

O vestibular da UNICAMP é realizado em duas fases, durante três dias de provas. É no terceiro dia que as questões dissertativas de biologia aparecem. Nós, do Biologia Total, queremos te ajudar a ficar confiante ao responder essas questões! Por isso, direcionamos seus estudos através desta análise aprofundada, que mostra quais assuntos foram mais cobrados em biologia nos vestibulares dos 8 últimos anos dessa universidade.

Zoologia e Ecologia

A campeã dos conteúdos, zoologia, trouxe assuntos como verminoses causadas por animais. Em relação às doenças, atente-se às formas infectantes dos animais, vetores, hospedeiros e profilaxia. Mamíferos, aves, répteis, anfíbios e peixes também não ficaram de fora da prova! Não esqueça de estudar os artrópodes, e lembre-se que insetos como os mosquitos (como o da dengue - Aedes aegypti) também fazem parte desse filo!

Em ecologia, é importante que você domine os conhecimentos básicos da área, como os componentes que constituem os ecossistemas, os fatores bióticos e abióticos, cadeias e teias alimentares, habitat e nicho, relações ecológicas, fotossíntese, etc. Lembre-se que geralmente as questões de ecologia envolvem gráficos, imagens ou esquemas, por isso, trate de exercitar sua habilidade de interpretação!

Genética e Biotecnologia

A área da genética e biotecnologia é atual e está sempre presente nos vestibulares. Quanto aos assuntos abordados, é bom chamar a atenção para as leis de Mendel e a probabilidade. Ainda, questões envolvendo cruzamentos, identificação de genótipos, sistema ABO, crossing-over e DNA recombinante também apareceram. Dentro de biotecnologia, um assunto que foi frequente nas provas anteriores, foi o de transgênicos.

Bioquímica, Botânica e Citologia

Em bioquímica, é importante que você estude assuntos envolvendo os principais componentes dos seres vivos, como carboidratos, lipídios e principalmente proteínas e enzimas, os quais deixaram suas marcas em provas anteriores. Estude processos como a fotossíntese, respiração aeróbica e anaeróbica, fermentação e o ciclo de Krebs, que já apareceram por aqui!

A botânica pode assustar muitos alunos, mas não deve ser deixada de lado! Por isso, se atente para os conteúdos de sistemática, grupos vegetais como as angiospermas, anatomia e histologia vegetal, reprodução, fisiologia e hormônios vegetais, pois todos esses temas já foram cobrados!

Sobre citologia? Anote aí alguns dos componentes celulares que foram cobrados nas provas anteriores: membrana plasmática e parede celular. Estude também os processos de osmose e crenação, estrutura celular nos diferentes grupos, de animais, vegetais, fungos, organelas citoplasmáticas, síntese de RNA e de proteínas e dos processos de mitose e meiose, que são a base do entendimento de vários conteúdos.

Parasitologia e microbiologia e Evolução

Em parasitologia e microbiologia, é importante estudar os conteúdos relacionados aos vírus, bactérias, fungos e principalmente protozoários, os quais apareceram com maior frequência nas questões. Quanto a evolução, foram cobradas questões relacionadas à origem da vida, teoria de Darwin, neodarwinismo, isolamento reprodutivo das espécies, especiação, convergência adaptativa e vantagens de algumas adaptações para a evolução dos seres vivos, como por exemplo a camuflagem.

Fisiologia humana, Reprodução e embriologia, Sistemática e seres vivos

Em fisiologia humana, assuntos envolvendo o processo de digestão, o sistema circulatório e transplante de órgãos já apareceram nas provas.

Temas envolvendo o sistema reprodutor feminino, fases do desenvolvimento embrionário, ciclo menstrual, gravidez e inclusive a formação de gêmeos univitelinos, são assuntos de reprodução e embriologia e já apareceram nas provas.

Dominar o conteúdo de sistemática e seres vivos também é fundamental! Algumas questões podem apresentar determinados animais em seu enunciado, e questionar qual o grupo (reino, filo, classe, etc) o qual ele pertence. Por esse motivo, dominar esse conteúdo é indispensável para não se atrapalhar na resposta!

E agora, está preparado (a) para detonar em biologia no vestibular da UNICAMP?




Confira também

  • O Biologia Total agora é Ciências da Natureza!

    LEIA MAIS
  • Como Biologia é cobrada na segunda fase da FUVEST?

    LEIA MAIS
  • Como Biologia é cobrada na segunda fase da UNESP?

    LEIA MAIS
  • Como Biologia é cobrada na prova discursiva da UFSC?

    LEIA MAIS
Total time: 198.31 ms (SQL time: 0.02 ms, overhead time: 78.30 ms), SQL(s): 15 (install mode) GZIPED
INVALID HTML
CFP_HTMLTOOLS: Missing type in SCRIPT tag
CFP_HTMLTOOLS: Missing type in SCRIPT tag
CFP_HTMLTOOLS: Missing type in SCRIPT tag
CFP_HTMLTOOLS: Missing ALT in img tag: img height="1" width="1" style="display:none" src="https://www.facebook.com/tr?id=254341104760439&ev=PageView&noscript=1"
CFP_HTMLTOOLS: Missing type in SCRIPT tag
CFP_HTMLTOOLS: /head came when /link was expected
CFP_HTMLTOOLS: End of file reached while waiting 8 end tags:Array ( [0] => html [1] => head [2] => meta [3] => link [4] => link [5] => link [6] => link [7] => link )