BLOG

Como Biologia é cobrada na segunda fase da UNICAMP?

18 de Novembro de 2016

Passar na UNICAMP (Universidade Estadual de Campinas) é o sonho de muitos estudantes. Quem vai prestar UNICAMP fará a prova da primeira fase em poucos dias (20/11), e a divulgação dos aprovados na primeira fase será realizada no meio de dezembro (13/12), cerca de um mês antes das provas da segunda fase. Então, não espere até lá para se preparar para a segunda fase. Use o tempo a seu favor e organize-se para chegar na segunda fase da UNICAMP com segurança e tranquilidade.

Para te ajudar, nós levantamos os assuntos que foram abordados na primeira fase deste vestibular entre 2011 e 2015. Com essas informações em mãos você vai poder caprichar nos estudos direcionados para a segunda fase da UNICAMP.

A segunda fase da UNICAMP é composta por questões discursivas a serem respondidas em três dias consecutivos. Confira o gráfico abaixo com as áreas da Biologia que mais apareceram nesta fase do vestibular da UNICAMP!

biologia na unicamp

A área que mais apareceu nas questões da UNICAMP nos últimos anos foi Zoologia. Em geral, as questões desta área abordam mais de um grupo do reino animal. Por isso, para garantir pontinhos nesta área, você precisa saber de tudo um pouco! Nas questões de zoologia que caíram nos últimos 6 anos da segunda fase da UNICAMP, foram cobradas características dos Moluscos, Artrópodes, Equinodermos e Cordados (Peixes, Anfíbios, Répteis, Aves e Mamíferos). Ufa, já deu para perceber que não dá para dar mole nessa área.

Seguindo nosso ranking, Ecologia assume a segunda posição. Questões sobre relações ecológicas, cadeia e teia alimentar e fatores bióticos foram os campeões em aparições na segunda fase. Vale lembrar que ocorreram alguns acontecimentos que envolveram diretamente assuntos de ecologia, como o desastre de Mariana. Eles podem aparecer na sua prova! 

Dentro de Genética e Biotecnologia, o assunto mais cobrado foi 2ª Lei de Mendel. Faça bastante exercício sobre cruzamentos e cálculos de probabilidade, eles vão te ajudar a escapar das pegadinhas que envolvem esse assunto. Tudo que envolve organismos transgênicos também já foi cobrado. Fique atento as questões que envolvem assuntos atuais, como o Aedes aegypti transgênico para o combate a doenças como a Zika.

Em Citologia, saber as principais diferenças entre as células animais e vegetais podem te garantir alguns pontos na segunda fase. Transporte em membranas e síntese proteica também estão na lista dos assuntos mais cobrados.

Fechando os cinco assuntos mais cobrados na segunda fase da UNICAMP temos a Botânica. Na prova discursiva da UNICAMP o assunto que mais apareceu foi sementes, mas não deixe de revisar sistemática, reprodução dos diferentes grupos vegetais e fisiologia vegetal.

Mas lembre-se: embora estes temas tenham aparecido com mais frequência nos últimos anos, é importante dominar bem todas as áreas da biologia. Além disso, como a prova da segunda fase da UNICAMP é discursiva, é importante que você treine para responder às perguntas. Não deixe para depois! Comece agora a treinar a formulação das respostas de forma coerente para que possa se dar bem!

Para te ajudar, lançamos o novo curso APROFUNDADO DISCURSIVAS, totalmente focado nos vestibulares que cobram questões discursivas no processo seletivo. Ao ingressar no Aprofundado Discursivas você poderá optar por seguir um módulo voltado exclusivamente para os vestibulares do Estado de São Paulo (UNESP, UNICAMP, FUVEST e UNIFESP)! Ou seja, você terá em suas mãos um curso totalmente focado no vestibular que você vai prestar! Esse é só pra quem tem fome de aprovação!

O resto é com você! Boa Prova!




Confira também

  • Como Biologia é cobrada na segunda fase da FUVEST?

    LEIA MAIS
  • Como Biologia é cobrada na segunda fase da UNESP?

    LEIA MAIS
  • Como Biologia é cobrada na prova discursiva da UFSC?

    LEIA MAIS
  • Como Biologia é cobrada na UNIFESP?

    LEIA MAIS