BLOG

Como Biologia é cobrada na segunda fase da UNESP?

14 de Novembro de 2016

Passar na UNESP (Universidade Estadual Paulista) é a sua meta? Então nós vamos te ajudar a direcionar seus estudos para conseguir se dar bem na segunda fase e garantir uma vaga nesta universidade!

Nós levantamos os assuntos abordados nas provas de biologia da segunda fase da UNESP nos últimos 8 anos e falaremos aqui dos cinco principais temas. Confira o gráfico!

Biologia na UNESP

Assim como em muitos dos grandes vestibulares, a maior parte das questões da segunda fase da UNESP nos últimos anos abordou Ecologia. Os assuntos preferidos dentro desta área foram relações ecológicas, ciclos biogeoquímicos e impactos ambientais, seguidos por biomas e potencial biótico. Quem estava em dia com estes assuntos, com certeza ganhou bons pontinhos nas provas passadas.

Outra área que merece atenção durante o seu preparo para a segunda fase da UNESP é a Genética, que ficou com a segunda posição no nosso ranking. Assuntos como o sistema ABO e herança sexual já fizeram parte das questões da prova. Os conceitos de introdução à genética como mutação, fenótipo e genes já foram cobrados mais de uma vez. Esteja por dentro também de cálculos de probabilidades, heredogramas, leis de Mendel e cromossomos sexuais.

Em Fisiologia Humana, os sistemas respiratório, nervoso e endócrino foram os que mais apareceram nos últimos anos. A UNESP costuma relacionar situações corriqueiras com a nossa fisiologia! Fique atento! Aqui, não deixe de revisar também como funcionam as vacinas e soros.

Em Citologia, a preferência foi por assuntos como organelas citoplasmáticas, transporte de membranas e divisão celular (meiose e mitose). Vale também estar por dentro da importância dos processos de divisão celular e sua importância na variabilidade genética.

Por fim, em quinto lugar ficou a Botânica e o assunto que dominou essa área foi a fisiologia vegetal, com destaque para o transporte de seiva. Dominar bem o assunto pode te dar boas chances caso isso volte a acontecer.

Vale lembrar que embora estes temas tenham aparecido com mais frequência nos últimos anos, é importante dominar bem todos as áreas da biologia. Além disso, é muito importante que você reforce sua habilidade em elaborar respostas discursivas.

Pensando nisso, lançamos o novo curso APROFUNDADO DISCURSIVAS, totalmente focado nos vestibulares que cobram questões discursivas no processo seletivo. Ao ingressar no Aprofundado Discursivas você poderá optar por seguir um módulo voltado exclusivamente para os vestibulares do Estado de São Paulo (UNESP, UNICAMP, FUVEST e UNIFESP)! Ou seja, você terá em suas mãos um curso totalmente focado no vestibular que você vai prestar! Esse é só pra quem tem fome de aprovação!

Boa Prova!




Confira também

  • Como Biologia é cobrada na segunda fase da UNICAMP?

    LEIA MAIS
  • Como Biologia é cobrada na segunda fase da FUVEST?

    LEIA MAIS
  • Como Biologia é cobrada na prova discursiva da UFSC?

    LEIA MAIS
  • Como Biologia é cobrada na UNIFESP?

    LEIA MAIS