BLOG

Como Biologia é cobrada na segunda fase da UERJ?

08 de Novembro de 2016

Fala JubiAlunos! Falta pouco para a segunda fase da UERJ (Universidade Estadual do Rio de Janeiro), o exame discursivo! E você, já começou a se preparar?

Para te ajudar, a equipe do Biologia Total fez uma análise dos assuntos de Biologia que mais apareceram na segunda fase da UERJ nos últimos 7 anos. Vamos ver quais são eles?

Biologia na segunda fase da UERJ

Comece revisando os conteúdos de Fisiologia Humana, esta área foi a primeira do ranking em números de questões. Dentro de Fisiologia o assunto mais cobrado foi sistema endócrino seguido pelo sistema digestório. Saber o local de produção e de ação dos hormônios e as enzimas digestivas pode te garantir alguns pontos na prova.

Seguindo nosso ranking dos assuntos mais cobrados na segunda fase da UERJ aparece a Citologia. As mitocôndrias foram o top trends desta área! Ela é uma das organelas celulares mais importantes, sendo extremamente relevante para a respiração celular. Então segue a dica, não deixe de rever o ciclo de Krebs, ele já apareceu algumas vezes nessa prova! Questões sobre mitose e meiose também sempre aparecem! Saiba a importância desses processos e suas respectivas fases.

Em Bioquímica, fique por dentro das características dos ácidos nucleicos (RNA e DNA). Saber montar sequências complementares a partir de uma fita molde, o percentual de bases nitrogenadas e identificar as mutações podem ser decisivas para você se dar bem nas questões dessa área. É importante ter muita atenção nesse tipo de questão, trocar uma só base nitrogenada pode fazer você perder alguns pontos.

Ecologia, Zoologia e Parasitologia/Microbiologia apareceram na mesma proporção nos últimos anos. Em Ecologia, a preferência foi pelos impactos ambientais. Mas não deixe de estudar também assuntos como biomas, cadeias e teias alimentares, ciclos biogeoquímicos e biocombustíveis. Já em Zoologia, garanta estar por dentro da classificação do Reino Animal, quais as semelhanças e diferenças importantes e os exemplares dos principais grupos. Em Parasitologia e Microbiologia, as doenças causas por vírus e bactérias aparecem com frequência. Fique ligado na forma como são transmitidas e as formas de prevenção.

Mas lembre-se, embora estas tendências ajudem a direcionar os estudos, nada impede que outras áreas sejam abordadas. Além disso, não deixe de reforçar sua habilidade em elaborar respostas discursivas. Pensando nisso, o Biologia Total lançou um curso voltado para a prova discursiva da UERJque vai te fazer pensar de forma mais aprofundada e que com certeza fará diferença para que você conquiste seu sonho de entrar nesta universidade.




Confira também

  • Como Biologia é cobrada na segunda fase da UNICAMP?

    LEIA MAIS
  • Como Biologia é cobrada na segunda fase da FUVEST?

    LEIA MAIS
  • Como Biologia é cobrada na segunda fase da UNESP?

    LEIA MAIS
  • Como Biologia é cobrada na prova discursiva da UFSC?

    LEIA MAIS