BLOG

Como Biologia é cobrada na segunda fase da UERJ?

15 de Novembro de 2017

O Biologia Total quer te ajudar a direcionar os estudos para que você chegue preparado (a) no dia da prova! Por isso, elaboramos uma análise quantitativa dos assuntos que foram mais frequentes em Biologia, nos últimos 7 anos da 2ª fase do vestibular da UERJ! E aí... Pronto (a) para detonar?

O vestibular da UERJ (Universidade do Estado do Rio de Janeiro), é dividido em duas fases. Na primeira fase (que ocorre duas vezes ao ano) é aplicada a prova de conhecimentos gerais, com questões objetivas de múltipla escolha. Você pode se inscrever para as duas provas e apenas a maior nota será considerada para a segunda fase. Na segunda fase, são aplicadas as provas de língua portuguesa, redação e duas provas específicas, de acordo com o curso escolhido. É aí que entra a biologia! Confere os assuntos que mais apareceram na prova! 

A campeã dos vestibulares da UERJ: Fisiologia Humana

A fisiologia humana disparou na frente das demais áreas da biologia, e o sistema endócrino foi quem mais apareceu nas questões, seguido do sistema digestório. Outros temas como sistema circulatório, sistema nervoso, sistema respiratório, sistema excretor e sistema imunológico, também marcaram presença e podem aparecer de novo!

Ecologia e Citologia

Na ecologia, os temas abordados no vestibular da UERJ foram: cadeia e teia alimentar, fatores abióticos e bióticos, relações ecológicas como mutualismo, biomas, ciclos biogeoquímicos, dinâmica populacional e impactos ambientais. Na citologia, não deixe de estudar a mitocôndria, pois ela apareceu muitas vezes nas provas. Esteja atento também ao ciclo de Krebs, e nos processos de mitose e meiose!

Zoologia e Bioquímica

Em zoologia, o que costuma aparecer bastante é a comparação entre os grupos de animais. Nas provas anteriores, questões cobraram comparações envolvendo a regulação térmica nos animais. Já deram as caras por aqui: moluscos, artrópodes, anfíbios, répteis, aves e mamíferos. Quanto a bioquímica, foque seus estudos nos temas sobre ácidos nucleicos, fotossíntese, respiração aeróbica e cadeia transportadora de elétrons.

Parasitologia e Microbiologia, Genética e Biotecnologia

Quando o assunto é parasitologia e microbiologia, os vírus e bactérias não podem ficar de fora! Fique ligado nas notícias sobre esse assunto e não deixe de estudar outras infecções causadas por vírus como o HIV, dengue, zika, chikungunya, etc. Em genética e biotecnologia, os temas cobrados foram: primeira lei de Mendel, probabilidade, cruzamento-teste, retrocruzamento, interação gênica, herança sexual e células-tronco.

Botânica, Reprodução e Embriologia

Na botânica, é importante que você conheça bem a reprodução dos diferentes grupos de plantas. Outros assuntos cobrados foram: histologia vegetal, características morfológicas das flores, polinização, sementes, função dos carboidratos para o desenvolvimento do embrião da planta, fisiologia vegetal, estômatos, células-guarda e nastismo. Já em reprodução e embriologia, é importante você saber diferenciar a reprodução assexuada da sexuada, saber de conceitos como partenogênese, gametogênese e entender como funcionam os anticoncepcionais. Conhecer os aparelhos reprodutores feminino e masculino, bem como o ciclo menstrual e as fases do desenvolvimento embrionário, também é importante!

Evolução e Histologia

As últimas de nosso ranking foram a evolução e a histologia. Nessas áreas é importante você revisar assuntos como a da origem da vida, teoria endossimbiótica, teorias de Lamarck, Darwin e neodarwinismo. É importante que você estude também as evidências evolutivas, como os tipos de adaptações, já que o mimetismo mülleriano já apareceu na prova. Não deixe de revisar os tecidos conjuntivo e muscular para dar aquela cotovelada na histologia!

Quer detonar? Não perca o AULÃO do Prof. Jubilut com as tendências dos vestibulares para 2017:

 




Confira também

  • O Biologia Total agora é Ciências da Natureza!

    LEIA MAIS
  • Como Biologia é cobrada na segunda fase da UNICAMP?

    LEIA MAIS
  • Como Biologia é cobrada na segunda fase da FUVEST?

    LEIA MAIS
  • Como Biologia é cobrada na segunda fase da UNESP?

    LEIA MAIS
Total time: 197.22 ms (SQL time: 0.02 ms, overhead time: 79.05 ms), SQL(s): 15 (install mode) GZIPED
INVALID HTML
CFP_HTMLTOOLS: Missing type in SCRIPT tag
CFP_HTMLTOOLS: Missing type in SCRIPT tag
CFP_HTMLTOOLS: Missing type in SCRIPT tag
CFP_HTMLTOOLS: Missing ALT in img tag: img height="1" width="1" style="display:none" src="https://www.facebook.com/tr?id=254341104760439&ev=PageView&noscript=1"
CFP_HTMLTOOLS: Missing type in SCRIPT tag
CFP_HTMLTOOLS: /head came when /link was expected
CFP_HTMLTOOLS: End of file reached while waiting 8 end tags:Array ( [0] => html [1] => head [2] => meta [3] => link [4] => link [5] => link [6] => link [7] => link )