BLOG

Cientistas encontram a ligação entre o sistema nervoso e imunológico

06 de Junho de 2015

Uma descoberta sem precedentes acaba de ser divulgada em uma das mais respeitadas revistas científicas do mundo, a Nature. Um grupo de cientistas encontrou vasos do sistema linfático que antes passaram despercebidos para os cientistas e que percorriam o sistema nervoso central.

Este achado vai mudar os livros, já que acreditava-se que o sistema linfático não ultrapassava a barreira hematoencefálica, uma estrutura de células que impede que certas substâncias cheguem ao cérebro.

relação entre sistema nervoso e imunológico

Apesar de o sistema linfático estar muito bem mapeado através de todo o corpo, antes deste estudo pensava-se que, quando chegavam no cérebro, os vasos eram interrompidos. Esta nova descoberta vai ser muito boa para realmente saber o que acontece em doenças do sistema nervos central, como o Alzheimer, esclerose múltipla e até mesmo o autismo.

Agora os cientistas podem testar mecanicamente, como em todo o resto do corpo, a relação entre o sistema nervoso central e o sistema imune. O que antes parecia impossível de estudar, agora é uma realidade.

Mas como as coisas passaram sem ser percebidas durante muitos anos? Os pesquisadores que publicaram o artigo afirmaram que o método de preparação das lâminas para observar os vasos foi essencial. Antigamente, não se fazia ideia de que os vasos linfáticos estariam ali e por isso não existia um procedimento correto para encontra-los.

descoberta científica sistema nervoso e imunológico

Nesta nova descoberta, os pesquisadores prepararam lâminas para ver ao microscópio as meninges, membranas que separam  e protegem os vasos sanguíneos que alimentam o cérebro, sem remover o osso do crânio no momento de fixar as células, numa espécie de banhos químicos que mantêm íntegros os tecidos.

Após separar cérebro da meninge mais profunda, a pia-máter, todos os constituintes ficavam sem danos, ao contrário dos métodos anteriores, onde a fixação do material ocorria quando as meninges já haviam sido separadas do osso do crânio.

relação entre cérebro e sistema imunológico humano

Os pesquisadores observaram um padrão similar de rede de vasos que formavam as células imunes observadas nas lâminas preparadas. Eles testaram estas regiões para vasos linfáticos e foi exatamente o que encontraram. Os pesquisadores revelaram que, ao ver pela primeira vez isto, eles ficaram muito empolgados, porém, continuaram a testar para confirmar a hipótese de que existia uma ligação entre o sistema imune e o cérebro.

Agora, após esta incrível de descoberta, os trabalhos dos cientistas que estudam o cérebro só vão aumentar. Existem várias perguntas sobre doenças que afetam o sistema nervoso central e que com esta novidade podem ser resolvidas.

Fonte: Medical Express e Nature




Confira também

  • Retrospectiva 2015: Ciência e meio ambiente no Brasil e no mundo!

    LEIA MAIS
  • China entra em alerta vermelho de poluição!

    LEIA MAIS
  • Saiba tudo sobre a COP 21 em Paris!

    LEIA MAIS
  • Água + espaço - gravidade = efeito mágico!

    LEIA MAIS
Total time: 206.09 ms (SQL time: 0.01 ms, overhead time: 82.12 ms), SQL(s): 15 (install mode) GZIPED
INVALID HTML
CFP_HTMLTOOLS: Missing type in SCRIPT tag
CFP_HTMLTOOLS: Missing type in SCRIPT tag
CFP_HTMLTOOLS: Missing type in SCRIPT tag
CFP_HTMLTOOLS: Missing ALT in img tag: img height="1" width="1" style="display:none" src="https://www.facebook.com/tr?id=254341104760439&ev=PageView&noscript=1"
CFP_HTMLTOOLS: Missing type in SCRIPT tag
CFP_HTMLTOOLS: /head came when /link was expected
CFP_HTMLTOOLS: End of file reached while waiting 8 end tags:Array ( [0] => html [1] => head [2] => meta [3] => link [4] => link [5] => link [6] => link [7] => link )