BLOG

Chocolate pode ajudar a emagrecer, mas estudo é uma farsa!

03 de Junho de 2015

No começo deste ano uma notícia inundou as redes sociais. Chocolate é bom para emagrecer, diziam as manchetes. Todos gostam de saber que coisas que são desejadas fazem bem para saúde.

chocolate, estudos sobre o chocolate

Porém, na semana passada, uma revelação jogou a felicidade dos chocólatras na lata do lixo. O estudo não era realmente verdadeiro, mas um teste para mostrar como estudos nas áreas de dieta e nutrição, mesmo que de má qualidade, conseguem ser publicados em revista científicas e também divulgados na imprensa para o público em geral.

O experimento com o chocolate realmente aconteceu. O autor da farsa foi o jornalista John Bohannon, que já havia trabalhado para a revista “Science” para descobrir que algumas revistas científicas aceitavam qualquer tipo de estudo para publicar em suas páginas. Desta vez, ele escolheu 15 pessoas para se servirem de diferentes tipos de chocolate. Ele os separou em três grupos e fez os testes.

chocolate é bom para a saúde

Depois de realizado o experimento, observou-se que aqueles que comeram chocolate perderam peso 10% mais rápido do que os outros. O autor escreveu um artigo que acabou sendo aceito em uma revista de dieta e saúde nos Estados Unidos e na sequência divulgado por diversos sites, alcançando um público imenso.

O detalhe é que o estudo não utilizou muitas pessoas para ser correto estatisticamente. Quinze pessoas é um número muito pequeno para definir se realmente há diferença na dieta com ou sem chocolate. Hipóteses podem ser confirmadas ou rejeitadas se os testes feitos utilizarem um grande número amostral que anule os casos de desvio de medidas padrão.

benefícios e malefícios do chocolate

Isto é matemática pura, e como achamos que nunca vamos precisar dela quando aprendemos no colégio, somos facilmente enganados por discursos que confirmam algum desejo próprio. Este é o nosso cérebro buscando as recompensas rápidas e satisfatórias quando não desenvolvemos totalmente as nossas potencialidades e uma razão crítica sobre as coisas. Uma última dica muito importante: não abandone a matemática.




Confira também

  • Qual a diferença entre indução e dedução no método científico?

    LEIA MAIS
  • Os vírus são seres vivos?

    LEIA MAIS
  • Levando ferroadas para fazer Ciência

    LEIA MAIS
  • Cães usados em testes científicos pisam na grama pela primeira vez!

    LEIA MAIS
Total time: 258.77 ms (SQL time: 0.02 ms, overhead time: 112.45 ms), SQL(s): 15 (install mode) GZIPED
INVALID HTML
CFP_HTMLTOOLS: Missing type in SCRIPT tag
CFP_HTMLTOOLS: Missing type in SCRIPT tag
CFP_HTMLTOOLS: Missing type in SCRIPT tag
CFP_HTMLTOOLS: Missing ALT in img tag: img height="1" width="1" style="display:none" src="https://www.facebook.com/tr?id=254341104760439&ev=PageView&noscript=1"
CFP_HTMLTOOLS: Missing type in SCRIPT tag
CFP_HTMLTOOLS: /head came when /link was expected
CFP_HTMLTOOLS: End of file reached while waiting 8 end tags:Array ( [0] => html [1] => head [2] => meta [3] => link [4] => link [5] => link [6] => link [7] => link )