BLOG

A gonorreia tornou-se resistente aos antibióticos

10 de Julho de 2017

A Organização Mundial da Saúde (OMS) emitiu um aviso na última semana, informando sobre o aumento dos casos de gonorreia resistentes aos antibióticos existentes no mercado. A gonorreia é uma Doença Sexualmente Transmissível (DST), causada pela bactéria Neisseria gonorrhoeae, que está mais difícil – e às vezes até impossível – de se tratar. De acordo com pesquisadores, cada vez que novos medicamentos são criados para tratar a infecção, as bactérias que causam a gonorreia evoluem para resistir a eles, tornando-se super resistentes aos antibióticos. Países desenvolvidos já encontraram casos em que a doença é intratável por todos os antibióticos já conhecidos. Isto se torna mais grave ainda em países subdesenvolvidos e de baixa renda, já que os recursos são menores e a gonorreia torna-se mais frequente.

A gonorreia é DST causada pela bactéria Neisseria gonorrhoeae. Crédito: Kateryna Korn | Shutterstock.

Anualmente, aproximadamente 80 milhões de pessoas são infectadas pela doença, que quando não tratada pode acarretar em inflamações na pelve e no reto, gravidez ectópica (quando o embrião se forma fora do útero), infertilidade ou mesmo um aumento no risco de se contrair HIV.

Infelizmente, o desenvolvimento de novos antibióticos é pouco atraente para a indústria farmacêutica, já que a partir do momento que as bactérias se tornam mais resistentes, os medicamentos ficam menos eficazes, e precisam ser substituídos novamente. Por conta disso, a OMS em parceria com outra instituição, está desenvolvendo uma pesquisa sem fins lucrativos para a criação de novos tratamentos e promoção do uso correto destes medicamentos.

Vale lembrar que muitas pessoas infectadas não apresentam quaisquer tipos de sintomas, e que gonorreia pode ser prevenida de uma maneira muito simples: sexo seguro com a utilização de preservativos (camisinhas). A comunicação e a educação têm papel fundamental nesta parte, já que a informação ajuda as pessoas a se prevenirem, e em casos extremos, ajudam-na a reconhecer os sintomas que possam vir a aparecer. Novos antibióticos, testes rápidos de diagnóstico e maior conscientização sobre o assunto são ações fundamentais para que a doença seja controlada e algumas barreiras sejam quebradas.

Sexo seguro com a utilização de preservativos é a melhor forma de se previnir a gonorreia e demais Doenças Sexualmente Transmissíveis. Crédito: Y Photo Studio | Shutterstock

Fonte: OMS.


 

Questões sobre DSTs podem aparecer no seu vestibular ou no ENEM. Confira uma questão que caiu no vestibular da UNESP:

As chamadas Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs) também são transmitidas por outras vias, além da relação sexual. O quadro apresenta algumas DSTs.

Suponha que Júlio adquiriu uma DST através de transfusão sanguínea, que Paulo adquiriu uma DST ainda no ventre materno e que Adriano teve uma DST que só se adquire por relação sexual.

As DSTs de Júlio, Paulo e Adriano podem ser, respectivamente,

a) cancro mole, aids e condiloma acuminado.   

b) condiloma acuminado, gonorreia e sífilis.   

c) aids, sífilis e cancro mole.   

d) gonorreia, condiloma acuminado e aids.   

e) sífilis, cancro mole e gonorreia.   

 

 

Resposta: alternativa c. As DSTs de Júlio, Paulo e Adriano podem ser, respectivamente, AIDS, causada pelo vírus HIV adquirido através de transfusão de sangue, sífilis causada pela bactéria Treponema pallidum via transplacentária e cancro mole causado pela bactéria Haemophilus ducreyi, adquirida durante o ato sexual.

 




Confira também

  • Onde falta saneamento, sobra lombriga. Saiba mais sobre a ascaridíase!

    LEIA MAIS
  • Degelo na Sibéria pode reviver doenças mortais

    LEIA MAIS
  • Descoberto anticorpo potente contra o HIV

    LEIA MAIS
  • Mudanças climáticas podem favorecer bactérias causadoras de doenças!

    LEIA MAIS
Total time: 657.62 ms (SQL time: 0.33 ms, overhead time: 289.08 ms), SQL(s): 15 (install mode) GZIPED
INVALID HTML
CFP_HTMLTOOLS: Missing type in SCRIPT tag
CFP_HTMLTOOLS: Missing type in SCRIPT tag
CFP_HTMLTOOLS: Missing type in SCRIPT tag
CFP_HTMLTOOLS: Missing ALT in img tag: img height="1" width="1" style="display:none" src="https://www.facebook.com/tr?id=254341104760439&ev=PageView&noscript=1"
CFP_HTMLTOOLS: Missing type in SCRIPT tag
CFP_HTMLTOOLS: /head came when /link was expected
CFP_HTMLTOOLS: End of file reached while waiting 8 end tags:Array ( [0] => html [1] => head [2] => meta [3] => link [4] => link [5] => link [6] => link [7] => link )